sábado, 20 de março de 2010

Curiosidade...

فاطمة
(Fátima)

Curiosidade sobre o meu nome:

Origem:
ÀRABE

Significado:
DONZELA ESPLÊNDIDA

Fatima bint Muhammad ou Fatima Zahra (forma aportuguesada: Fátima) foi uma das filhas de Maomé (Muhammad), profeta do Islão, e da sua primeira esposa Cadija. Foi casada com Ali ibn Abi Talib (o quarto califa, para os sunitas ou o primeiro, segundo a perspectiva dos xiitas). Faleceu em 632 em Medina.

Infância

Fátima nasceu em Meca, em data incerta, provavelmente em 605 ou 606, embora a tradição xiita coloque o seu nascimento em 614. A sua posição na sequência das filhas de Maomé corresponde ao lugar da filha mais nova, antecedida por Umm Kulthum, Ruqayya e Zaynab.

Da sua vida em Meca conhecem-se apenas dois episódios, um relacionado com a sua tristeza perante a morte da mãe e outro quando retirou lixo de cima do pai, atirado enquanto este rezava por Ukba Abi Mu'ayt, um membro da tribo dos Coraixitas hostil à mensagem religiosa de Maomé.

Vida em Medina e casamento com Ali

Em 622 Fátima emigrou com o pai de Meca para Medina (a Hégira), onde casou-se com Ali. Anteriormente dois companheiros de Maomé, Abu Bakr e Omar, pediram-na em casamento, mas Maomé recusou-se a casar a filha com algum destes homens.

O casamento com Ali ocorreu provavelmente em 623 ou 624. A festa do casamento foi organizada por duas esposas de Maomé, Aicha e Umm Salama. Na noite do casamento o pai de Fátima visitou a casa do casal, onde pediu água num jarro; depois de lavar as suas mãos com esta água, acabou por lançar algumas gotas sobre o peito, ombros e braços do casal. Segundo algumas fontes, a consumação do casamento ocorreu alguns meses depois, quando Ali regressou da Batalha de Badr.

Descendência de Fátima

Fátima foi a única dos filhos de Maomé a assegurar uma descendência, graças ao nascimento de dois filhos com Ali - Hassan (624) e Hussein (626) - e de duas filhas - Umm Khultum e Zaynab, que partilharam o nome com as tias.

O seu casamento com Ali foi infeliz, tendo o seu pai se esforçado para reconciliar o casal. Maomé impediu também que Ali tomasse outra mulher, de acordo com a prática da época, uma vez que sentia que o acto incomodaria a sua filha.

Fátima durante a doença e morte do pai

Quando Maomé adoeceu, Fátima ficou triste devido à ligação profunda que tinha com o pai. Segundo uma tradição (hadith) transmitida por Aicha, numa ocasião Fátima chorava por ver o pai doente, mas este consolou-a e Fátima sorriu. Após a morte de Maomé, Aicha perguntou a Fátima o que é que o pai lhe tinha dito naquela ocasião; segundo Fátima, Maomé disse-lhe que o anjo Gabriel fazia-lhe visitas mais regulares para lhe revelar o Alcorão e como tal Maomé pressentiu que a sua morte estava próxima. Maomé contou-lhe também que ela seria a primeira pessoa da família a juntar-se ao pai, a primeira a entrar no Paraíso.

Fátima na veneração popular

Amuleto com duas "mãos de Fátima". Andaluzia, século XIV-XVFátima é alvo de veneração pelos muçulmanos, em particular pelos muçulmanos xiitas. Um dos títulos que estes lhe atribuem é o de al-Zahra, ou "a Resplandecente". Uma dinastia de califas, oriunda do Islão xiita ismailita, afirmava descender de Fátima - dela retirando o seu nome: Fatímidas.

O nome Fátima é muito comum entre as mulheres muçulmanas. Na África Negra utilizam-se as variantes Fatimata, Fatoumata e Fatou.

A Hamsá - ou Mão de Fátima - é um talismã usado por alguns muçulmanos que acreditam que ele pode afastar o mau-olhado. Também é usado como talismã no judaísmo, por vezes adornado com estrelas de Davi. Segundo a tradição judaica, esta é a mão de Miriam, irmã de Moisés e Arão, profetas que conduziram o povo judeu do Egipto à Terra Prometida.

Analise da Primeira Letra do Nome: F


Romântica e com muito amor para dar, é uma pessoa divertida, que quer que todos gostem de você, e por isso não economiza no seu jeito gentil e simpatico. Gosta de ser o centro das atenções e busca apenas o melhor da vida, que na sua visão é: dinheiro, poder, sucesso. Sensibiliza-se sempre ao ver uma criança. Possui um lado negativo, que é aquele certo ar de mandão, o que pode torná-lo um pouco egoísta, deve evitar preocupar-se tanto com as coisas e consigo mesma. Mesmo porque, ninguém deve ser perfeito o tempo todo.

Sua marca no mundo

Amorosa, responsável, franca, de fácil adaptação, serena.

Transmite desde muito cedo seu lado afetuoso, muita beleza e harmonia. Sua serenidade passa sempre a impressão de tranquilidade mesmo diante das tormentas. Seu jeito bondoso de ser faz com que todos busquem seus conselhos. E o senso de justiça é o que faz buscar sempre a verdade. Busca um comportamento que esteja acima de qualquer julgamento, e não aceita companhia dos que não agem de acordo com suas convicções. Exemplo de hosnetidade e equilíbrio, busca agir sempre com imparcialidade. Excelente anfitriã, e gosta de ouvir tudo o que as pessoas têm a lhe dizer. Cerca-se sempre de conforto e qualidade. São muitos os pontos positivos, mas frequentemente corre o risco de ser vista como orgulhosa. Driblar este aspecto torna-se fácil quando aprende o valor da compreensão e a perdoar os erros dos outros.

Shalom Adonai!
:: (\_(\
*: ( =':')
*..(,('')('')¤°.¸¸.•´¯`*FátimaFraga¤°.¸¸.•´¯`*°?°°

Nenhum comentário: